Doutorado

Apresentação

O curso de Doutorado em Informática é ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus de Curitiba. O doutorado foi criado em 1998 sendo recomendado pela CAPES em 2006 na categoria de doutorado na Área de Ciência da Computação.

O programa de doutorado tem o conceito 4 na avaliação da CAPES e é o único programa de doutorado na Área de Ciência da Computação nos estados do Paraná e Santa Catarina. No Brasil existem somente 14 programas de doutorado na área de computação credenciados pela CAPES, sendo que somente dois deles estão na região Sul.

A área de concentração de pesquisa científica e tecnológica do PPGIa é Metodologia e Técnicas de Computação, incluindo:

O corpo docente do PPGIa é composto por 20 professores doutores que atuam em regime de tempo integral, sendo formados em importantes universidades da França, da Inglaterra, do Canadá , de Portugal e do Brasil.

O corpo discente do PPGIa é composto principalmente por graduados em cursos de Informática, Engenharia e Matemática, alguns com dedicação exclusiva aos estudos e outros que, paralelamente, atuam profissionalmente. Até o momento, foram concluídas 204 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado e há no curso atualmente cerca de 120 mestrandos.

MISSÃO

A missão do PPGIa é fazer investigação científica e tecnológica, além de formar profissionais para atividades de pesquisa, desenvolvimento e ensino.

A investigação científica e tecnológica consiste em:

  • estudo de conhecimentos recentes da Ciência da Computação;
  • aplicação de conhecimentos na resolução de problemas concretos;
  • produção e disseminação de novos conhecimentos.

Assim, o profissional formado pelo PPGIa tem sólidos conhecimentos sobre:

  • teoria e prática vigentes em Ciência da Computação;
  • métodos de investigação científica e tecnológica;
  • tendências da evolução da Ciência da Computação e suas novas aplicações;
  • exercício da docência no ensino superior.

Público Alvo

O programa de doutorado do PPGIa é dirigido a pós-graduados em cursos de Informática, Engenharia, Matemática e áreas afins. O candidato ao doutorado deve ter concluído um mestrado em computação (ou áreas afins) e possuir publicação científica qualificada (QUALIS Ciência da Computação) nos últimos três anos. Para a admissão no programa de doutorado, os candidatos devem preferencialmente ter realizado o Exame Nacional de Admissão na Pós-Graduação (POSCOMP). Benefícios da Obtenção do Título de Doutor em Informática

  • Desenvolvimento pessoal nos planos intelectual, ético e profissional;
  • Aprimoramento das aptidões para estudos individuais e para trabalho em equipe;
  • Aprimoramento da habilidade de argüição crítica sobre temas técnicos e científicos;
  • Aprimoramento da capacidade de sistematização do conhecimento baseado em metodologias de pesquisa e desenvolvimento;
  • Qualificação técnica para atuação profissional nos diversos segmentos do mercado de trabalho;
  • Qualificação pedagógica para atuação no meio acadêmico;
  • Melhoria no curriculum vitae, o que aumenta a aceitação no mercado de trabalho e facilita a ascensão na carreira profissional, com conseqüente retorno financeiro.

Intercâmbios Internacionais

Os intercâmbios internacionais permitem que docentes e discentes se desloquem da PUCPR para as instituições conveniadas e vice-versa para o desenvolvimento de atividades de pesquisa de modo cooperativo e doutorado sandwich. Atualmente há intercâmbio com as seguintes instituições:

 
doutorado.txt · Última modificação: 20/05/2013 - 10:47 (edição externa)     Voltar ao topo
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki Design by Chirripó