Introdução

       Será apresentado um pré-projeto do montador, simulador do Intel 8086, aprofundando conhecimentos em suas especificações de Arquitetura e Organização, com o objetivo de enfatizar o conhecimento desempenhado pelo porcessador, em processos de simulação de software, interpretação de codigos fonte, e geração de codigos objetos.

       Arquitetura que será implementada é CISC para o porcessador Intel 8086, daremos enfase especificamente na Aritimetica Computacional, Conjunto de Instruções, Estrutura de Funcionamento da CPU, Computadores CISC, Operação da Unidade de Controle e Logica Digital.

       A motivação será desenvolver o montador simulador, assim obetendo um conhecimento mais especifico de arquitetura, instruções e compreensão e execução de processos de gerenciamento de instruções dentro da CPU. Neste processo poderemos fazer a interpretação de um arquivo .asm, para que seje possivel gerar a cadeia de bytes coretas do arquivo, o montador fará uma analize sintatica da linguguem assembly e a traduziará para codigo binario.

       Para a computação o estudo do processo de funcionamento dos microproceessadores é de extrema importancia, pois aprtir desses estudos foi possivel desenvolver uma linguaguem chamada assembly, assim possibilitando o desenvolvimento de linguagens de alta confiabilidade e eficiencia, como C/C++, java entre outras.

Objetivo

       O conteúdo deste site apresenta a documentação do montador e simulador da arquitetura Intel 8086, projeto realizado durante a Disciplina de Arquitetura de Computadores ministrada pelo Prof. Altair Olivo Santin.

Referências

        Stalling , William, Arquitetura e Organização de Computadores, Quinta Edição. Ed. Pretince Hall 2003
       Beck , Leand L., Desenvolvimento de Software Básico, Segunda edição, Ed. Campus